domingo, 15 de março de 2009

Como Utilizar a Internet na Educação

Como Utilizar a Internet na Educação

Em tempos de modernidade e na era do conhecimento, várias são as estratégias metodológicas que visam o melhoramento na capacidade do ser humano de aprender os conhecimentos científicos e se relacionar de forma social e afetiva com seus demais. Nesse sentido, as novas tecnologias de informação têm demonstrado significativa relevância. A internet, mais especificamente desponta como mídia promissora no atual cenário social, oferecendo, de certa forma liberdade sem cobrar necessariamente a devida responsabilidade. Há quem diga que isso faz dela uma forma de informação democrática e libertadora, já outros tratam do assunto com certa cautela, haja visto que, nem sempre o que está na rede representa a verdade absoluta. Incontestável é o fato que, com o surgimento da internet a distância geográfica não caracteriza mais um problema na busca de conhecimento, mas paralelo a isso surgem as diferenças econômicas, culturais, ideológicas e tecnológicas que parecem ganhar força nesse contesto.
No âmbito escolar, o uso da internet associada a outras tecnologias traz possibilidades infinitas e particulares. Com o uso da rede, as escolas e universidades expandem seus limites para além das paredes e corredores, possibilitando a busca de informações diversificadas através da pesquisa, oferecendo serviços diferenciados para seus alunos e divulgando sua filosofia e os trabalhos desenvolvidos na instituição. Com a combinação dos recursos auditivos, visuais e gráficos, a internet adquire caráter motivador, o que atrai a atenção na transmissão das informações, tornando-a uma forma de informação barata e relativamente acessível, atendendo as exigências da sociedade atual. Por meio dela é possível que os alunos exercitem ainda habilidades de relacionamento e comunicação, trocando informações e publicando suas conclusões para que outros possam compartilhar de seus conhecimentos ou até mesmo colocá-los a prova. Por meio dela também o professor tem a oportunidade de se atualizar constantemente e manter um diálogo constante com seus alunos, organizando atividades que explorem suas habilidades de pesquisa e interpretação.
Em se tratando do trabalho do professor, com o uso da internet, seu papel de detentor do conhecimento é alterado para uma nova postura de orientador nos processos de trabalho com o computador, orientando seus alunos na busca de informações, interpretação, relevância das informações pesquisadas e elaboração das conclusões a respeito do aprendido. Suas relações de comunicação com os alunos devem ser constantes e aprimoradas bem como seu processo de atualização e busca pelo conhecimento. Deve haver um cuidado todo especial para que o fato de “navegar” não se torne simplesmente motivo de lazer pelo aluno, mas que seja primeiro uma forma de melhorar seus conhecimentos, suas relações com outras pessoas e seu entendimento a respeito do mundo que o cerca.
De forma geral, pode-se concluir que a internet, por si só não constitui uma forma de educação, sendo mais propriamente um meio de transmissão de informações que, somada a outras estratégias pode contribuir significativamente na formação intelectual e social do ser humano. Infelizmente essa forma de mídia ainda exclui boa parte das pessoas que ainda não tem acesso aos seus serviços e tem suas oportunidades diminuídas por esse motivo, mas esse é um problema que aos poucos vem sendo resolvido. Fica a máxima que ainda a mente humana é senhora de tudo e tem capacidades que nenhuma forma de tecnologia é capaz de imitar. A que se dizer ainda que a internet atende perfeitamente as expectativas de quem a utiliza, seja como forma de passar o tempo sem maiores objetivos, seja na comunicação e relacionamentos ou no aprimoramento de conhecimentos.


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=pt&nrm=iso

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