domingo, 15 de março de 2009

Regras de etiqueta para a internet: Netiqueta

Regras de etiqueta para a internet: Netiqueta

Como o próprio sentido da palavra sugere, ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento, conduta) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos usuários na rede. Aqui estão listadas algumas dessas regras de fundamental importância para todos que fazem uso da internet:

*Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!

*Use carinhas!
Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smileyes. Um deles é :-) e significa quando a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.

*Respostas
Procure responder a todas as mensagens pessoais. Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).

*Seja objetivo
Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo.

*Erros mais freqüentes
São dois os maiores erros que podemos cometer. O primeiro é acreditar que os demais indivíduos são iguais a nós mesmos; o segundo é acreditar que temos que agradar a todos. Precisamos de muito equilíbrio e harmonia para viver essa equação no nosso dia-a-dia. Cuidado!

*Propaganda
Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas. Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam. Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas.

*Spam
Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens. A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.

*Copyright
Cópia indevida. Respeite direitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem.

*Divida informações
Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas. Não seja egoísta com companheiros de listas e interlocutores na Internet. Divida suas informações e nuca negue ajuda, quando estiver ao seu alcance.

*Shareware
Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.




Fonte:
http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1574
http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário